sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Herói de guerra

Ele disse "Filho, você já viu o mundo? E se eu te disser que você pode, que você só precisa pegar esta arma e que ainda será pago pra isso?" e assim eu me alistei para o exército. Ganhei o uniforme que eles chama de farda e rasparam minha cabeça. Fiz diversos amigos enquanto aprendíamos a lutar e, por fim, fui mandado à guerra. Ansiava por ser considerado um grande herói de guerra, lembrado por todos.
A princípio não tive muito trabalho, mas um dia fui mandado com mais três soldados para capturar um homem. Invadimos sua casa e ele se rendeu facilmente. O levamos em meio ao choro de seus filhos, mulher e amigos, carregando-o com um saco em sua cabeça.
Chegamos ao galpão onde o interrogaríamos. Eu não fazia ideia de como interrogar alguém, então deixei-os começar. Era uma cena horrível, eles tiraram a roupa do homem, bateram nele com punhos e armas e até urinaram nele. Mandei-os parar mais de uma vez, mas, no fim, me juntei a eles.
Hoje eu percebo que foi ali que a guerra tirou qualquer resquício de sanidade que me restava. A sanidade só voltou a mim após o último acontecimento daquela guerra terrível. Eu estava na frente de batalha quando de repente avistei uma mulher em meio a troca de tiros, rosto confiante e vindo em nossa direção. Eu a mandei parar, mas ela continuou. Foi então que avistei algo em suas mãos.
"É isso" pensei "ela está armada".
Levantei a arma.
Um tiro certeiro.
O exército inimigo parou de atirar.
A mulher caiu.
Em suas mãos podia-se ver uma bandeira.
Uma bandeira branca como a neve.
Eu fiquei sem reação. Minha arma caiu. O exército inimigo se rendeu.
Depois eu vim a saber que aquela mulher que governava o país e, por matá-la, eu fui considerado um herói de guerra.
Um herói de guerra, é só o que eles vêem, apenas medalhas e cicatrizes, orgulhando-se de mim, orgulhando-se por algo do qual eu não me orgulho.

Um comentário:

marcela linhares disse...

Caaara,
Adorei seu texto. Serio. Acho que muitas pessoas devem se identificar porque enquanto muitos pensam que seria um ato de heroismo matar aquela pessoa, de qualquer forma ela é um ser humano e lidar com isso nao seria facil. Você escreveu de um jeito delicioso de ser lido e me dava vontade de ler mais e mais! :) sempre que quiser algum comentario (ou uma torta hehe).. So chamar a sheila furacao! Parabens pelo seu talento! Adorei!